NOVIDADES EM PRIMEIRA

Pesquisar

domingo, 15 de abril de 2018

biografia Amostra Sobrinho

Amostra Sobrinho Gomes Alfandega, artisticamente conhecido por Amostra Sobrinho nasceu a 10 de Maio de 1982, na Cidade de Quelimane - (Província da Zambézia, Moçambique), desde tenra idade a música foi sua cina. Brincava de bom baterista no carnaval infantil do bairro. O seu primeiro instrumento musical foi a harmônica oferecido pelo pai. Pretendendo continuar os seus estudos, vai residir em Maputo desde 1997, no mesmo ano participa no programa escolar para descobrimento de novos talentos Brincando Aprendendo na Escola Secundária de Lhanguene, produzido pela Projovem (de Professor Manuel - bem haja), onde foi distinguido como melhor voz. A partir daí, o proprietário da Projovem convida-o a gravar os seus primeiros temas que se encontram em fita magnética (Cassete).

Dois anos mais tarde, isto é, meados de 1999 participa no programa televisivo FANTASIA da TVM, apresentado pelo Gilberto Mendes, onde teve a possibilidade de passar até a segunda fase, fazendo mímica a música Só Você da Banda Musical SÁLDICOS.

Ainda no mesmo ano, participa no Programa O Caminho das Estrelas e A Caminho das Estrelas, apresentado pelo Victor José (que Deus o tenha no paraíso) e uma produção musical de Guilherme da Silva e músico Samsom.

Em 2001 transfere-se para continuar seus estudos na cidade da Beira, em Sofala. No mesmo ano, juntamente com Cândido Junior e Abdul Gafar formam a 20 de Agosto, a Banda Musical ETHOGOI (que significa últimos filhos – porque a Banda era constituída por últimos filhos de cada familia) da qual Amostra Sobrinho era vocalista principal e faz nascer uma nova vertente musical fusão entre Nhambaro (Zambézia), N'dowa (Sofala) e M'balax (Senegal) diferente dos Djakas, Mussodji, Nyacha e N'fiti (baseado no estilo N'dowa).

Um ano e meio mais tarde a Banda participa no Festival Music Crossroads para jovens artístas da África Austral e consegue 3°Lugar da Fase Regional Centro 5° Lugar na Fase Nacional. E grava o gingle (singleInguissane Vana Va Moçambique com D.J. Marcell Richerman (Produtor de Videos Clips). Ainda no mesmo ano, a Banda grava um albúm com Carlos de Lina, que foi posteriormente editado pela J.B. Recording e direitos passados aposterior para Vidisco Moçambique.

De regresso a casa, em 2004 fez parte da Banda Musical ZONA NEGRA, como vocalista e percussionista. Em 2006/7, inicia o registo dos seus trabalhos a solo e lança a música ‘'Vedeghu-Vedeghu'', que faz parte de um albúm (não editado), gravado nos estúdios do Conselho Cristão, produzido pelo Domigos Francisco (Sunday).  Desde 2012, regressa com um segundo projecto de 11 composições, que a sua gravação inicia em 2013/2014 nos Estúdios da Chuabo Entretenimento pelo produtor Dedé Produções. Contou ainda com as mãos do guitarista beirense Mahomed Abdul Gafar (Mumy Tongo Tongo), Mustafa Catopola – (Chuabo Fusion) - guitarista e professor de música na Casa Provincial de Cultura, Gilda Bangueiro – (Vocalista de Tudulos), Cangão (Baixista de Garimpeiros), Cantores Tusheina, Vassilissa Muscor e  Nelo Ola,  DJ Abel Junior. Fruto deste trabalho em 2014 participa pela primeira vez no Ngoma da RM, com a música ‘'Niunue na Murendhele'' que lhe levou a Gala Final. Em 2015 participa pela segunda vez no mesmo concurso, com a música ‘'Wai Mussiro'', foi finalista e ganhou o premio de Melhor Voz Masculina do ano no concurso.
Em Outubro de 2015, lança o seu primeiro albúm intitulado ‘'Fé e Esperança'', um titulo que espelha a vitalidade das duas palavras na vida de cada um de nós. Porque foi necessário estes dois pilares para a emergência desta obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário