-->

RECEBE AS NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Nyambalo ou Nhambaro dança mítica do povo Zambeziano (Chuabo)



Esta dança é originaria e executada entre o povo Chuabo, nyambalo é uma dança de conteúdo e significados profundos, praticada numa vasta zona sul da Zambézia que compreende os distritos de Quelimane, Namacurra, Mopeia, Morrumbala, Chinde, e uma pequena parte geografica do distrito de Mocuba.

Desde dos tempos remotos, descrevem os praticantes de que Nyambalo foi uma dança ritual, dentro das cerimónias baseadas nos ritos de iniciação femenina.  Ainda que na actualidade seja fraca a realização das cerimónias de iniciação femenina, conseguiu – se  conservar ate nos nossos dias, algumas bases ritmicas.

Segundo um trabalho de pesquisa da Casa Provincial de Cultura – Zambézia, coordenada pela Kayo Omachi (2010:s/p) descreve que um dos rituais designado ‘’... Othithia que acompanha este ritual, era realizada em casa dos pais da rapariga, ela era dirigida por uma Curandeira. Esta, era preparada para a vida conjugal, instruída e esclarecida dos seus deveres para com o marido e as privações a que desde então seria submetida. Participavam na cerimónia homens e mulheres já iniciados...’’. Este ritual muitas vezes culminava com a união dos jovens conjuges seguindo posteriormente uma celebração cerimonial através de uma festa local.

Esta dança rítmica, o Nyambalo, caracteriza-se basicamente por ser uma dança contagiante, alegre e assegura Kayo Omachi (2010:s/p) de que insencialmente é executada por mulheres e tradicionalmente dançada em círculo, deslocando-se dois elementos de cada vês num vai e vem sincronizado.

A canção é acompanhada pelo bater rítmico das palmas e/ou pequenas tabuas, tornando-a mais autentica e pura. É assegurado pelo rufar dos tambores Gogo e Namirrebele, diz Kayo Omach (2010:s/p) de que ‘’ este último é alto, de formato cilindrico e oco ’’.

Os instrumentistas desta dança, antigamente eram homens iniciados, sendo num total de três consoante os instrumentos acima de referidos.

Actualmente, esta dança adquiriu várias transformações encontra-se em constante mutação dependendo da região que ela é praticada. Muitas vezes a Dança Nyambalo de Namacurra é diferente dos distritos da zona sul. Mas cada uma tem a sua agressividade ritmica.

0 comentários:

Enviar um comentário

Copyright © 2018 Soares-Muzik Todos Direitos Reservados
Desenhado Por: Ivanildo Soares