-->

RECEBE AS NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Origem da Dança Kizomba e Musica Kizomba

Kizomba: Congregação ,festa dos negros quilombolas que lutaram contra o poder do colonizador branco português.

Kizomba consiste num instrumento musical que dá o nome a um tipo de dança da África lusófona, mas especialmente de Angola. Trata-se de uma fusão do semba com o zouk.


Kizomba era também a festa do povo negro que resistiu bravamente à escravidão. Era congregação, confraternização, resistência. Um chamado à luta por liberdade e por justiça. Kizomba era festa e resistência cultural de um povo. A festa do negro e do pobre. Era a exaltação da vida e da liberdade.

Nasceu em Angola na década de 80 com uma banda Angolana que na altura pertencia as forças armadas popular de libertação de Angola (FAPLA) que era denominado com o grupo os Fachos liderados por Abel da samba.

A expressão Kizomba, como dança nasceu em Luanda, após as grandes influências musicais dos Zouks, e com a introdução das caixas rítmicas drum-machine, depois com os grandes concursos que invadiram Angola, desde ai essa expressão se ouvir e manteve, passando pelo Cavalinho, e o kizomba corrida, também nesta época apareceram as kizombas acrobáticas dançada por dois rapazes, mas também é de salientar que as grandes farras (1) entre amigos nos anos 50/70 eram chamadas Kizombadas" (2) porque nesta altura não existia kizomba como expressão bailada e nem musical.
Voltando aos anos 50/60 em Angola já se dançava a o Semba, Maringa, Kabetula, Kazukuta, Caduque que deu origem origem a Rebita e outros estilos musicais tipicamente de Angola, mas também outros estilos provenientes de outros continentes, influenciaram música, e a dança, como o Tango, a Plena o Merengue etc., estes eram dançadas nas grandes farras já ao nosso estilo.
Estes estilos de dança outrora eram chamadas danças da "Umbigada"ou danças do "umbigo" só para lembrar que alguns desses estilos têm influências de uma dança portuguesa que se chama "Lundum" (3) que também era dançada a pares, mas que foi proibida de ser dançada porque era considerada dança erótica. Já naquela altura com esses estilos já se fazia nomes nos bailes porque existiam grandes bailadores que também deram uma grande ênfase ao levar estas danças aos bailes, nomes como Mateus Pele do Zangado, João Cometa, e Joana Perna Mbunco, Jack Rumba eram os mais apontados porque estes ao dançarem escreviam no chão, as passadas (4) eram notórias nos seus estilos de exibição ao ritmo do Semba. As passadas como o corridinho a meia-lua e as saídas laterais eram as mais usadas pelos cavalheiros.


Existem três estilos a dançar kizomba: Passada — estilo clássico, Tarraxinha e
Quadrinha.

Estrutura musical
As Kizombas são normalmente marcadas por uma batida forte dada por tambor grave como o Surdo (tambor), acompanhadas por uma medodia dada por um chimbal. Na introdução e durante as Bridge (music), a batida forte é muitas vezes omitida, ficando apenas a medodia dada pelo chimbal e pelos outros intrumentos da bateria (instrumento musical).

0 comentários:

Enviar um comentário

Copyright © 2018 Soares-Muzik Todos Direitos Reservados
Desenhado Por: Ivanildo Soares